Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 11º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Interpretar textos orais dos géneros exposição sobre um tema, discurso político e debate, evidenciando perspetiva crítica e criativa.
  • Avaliar os argumentos de intervenções orais (exposições orais, discursos políticos e debates).

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

  • Fazer exposições orais para apresentação de temas, de opiniões e de apreciações críticas (de debate, de filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural)
  • Preparar adequadamente as apresentações orais através de uma planificação cuidada
  • Utilizar recursos verbais e não-verbais adequados à eficácia das apresentações orais a realizar
  • Avaliar, individualmente e/ou em grupo, os discursos orais produzidos por si próprio, através da discussão de diversos pontos de vista

LEITURA:

  • Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade argumentativa dos géneros seguintes: discurso político, apreciação crítica e artigo de opinião
  • Realizar leitura crítica e autónoma
  • Analisar a organização interna e externa do texto
  • Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista
  • Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto
  • Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa
  • Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação
  • Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas
  •  

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX (ver Anexo 1)
  • Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais
  • Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos
  • Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia
  • Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais
  • Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes
  • Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético, do texto dramático e do texto narrativo
  • Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados
  •  

ESCRITA:

  • Escrever textos de opinião, apreciações críticas e exposições sobre um tema
  • Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante
  • Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados
  • Utilizar os mecanismos de revisão, de avaliação e de correção para aperfeiçoar o texto escrito antes da apresentação da versão final
  • Respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas
  •  

GRAMÁTICA:

  • Sistematizar o conhecimento dos diferentes constituintes da frase (grupo verbal, grupo nominal, grupo adjetival, grupo preposicional, grupo adverbial) e das funções sintáticas internas à frase
  • Explicitar o conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre constituintes e entre frases
  • Reconhecer os valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo
  • Analisar processos de coesão e de progressão do texto como a anáfora
  • Utilizar intencionalmente os processos de coesão textual (gramatical e lexical)
  • Utilizar intencionalmente modalidades de reprodução do discurso (incluindo discurso indireto livre)
  • Conhecer a referência deítica (deíticos e respetivos referentes)

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 11º Ano Português