No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ORALIDADE - COMPREENSÃO:
- Interpretar textos orais dos géneros exposição sobre um tema, discurso político e debate, evidenciando perspetiva crítica e criativa.
- Avaliar os argumentos de intervenções orais (exposições orais, discursos políticos e debates).
ORALIDADE - EXPRESSÃO:
- Fazer exposições orais para apresentação de temas, de opiniões e de apreciações críticas (de debate, de filme, de peça de teatro, de livro, de exposição ou outra manifestação cultural)
- Preparar adequadamente as apresentações orais através de uma planificação cuidada
- Utilizar recursos verbais e não-verbais adequados à eficácia das apresentações orais a realizar
- Avaliar, individualmente e/ou em grupo, os discursos orais produzidos por si próprio, através da discussão de diversos pontos de vista
LEITURA:
- Ler em suportes variados textos de diferentes graus de complexidade argumentativa dos géneros seguintes: discurso político, apreciação crítica e artigo de opinião
- Realizar leitura crítica e autónoma
- Analisar a organização interna e externa do texto
- Clarificar tema(s), subtemas, ideias principais, pontos de vista
- Analisar os recursos utilizados para a construção do sentido do texto
- Interpretar o texto, com especificação do sentido global e da intencionalidade comunicativa
- Utilizar criteriosamente procedimentos adequados ao registo e tratamento da informação
- Exprimir, com fundamentação, pontos de vista suscitados por leituras diversas
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX (ver Anexo 1)
- Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais
- Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos
- Analisar o valor de recursos expressivos para a construção do sentido do texto, designadamente: adjetivação, gradação, metonímia, sinestesia
- Comparar textos de diferentes épocas em função dos temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais
- Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes
- Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre os elementos constitutivos do texto poético, do texto dramático e do texto narrativo
- Desenvolver um projeto de leitura que revele pensamento crítico e criativo, a apresentar publicamente em suportes variados
ESCRITA:
- Escrever textos de opinião, apreciações críticas e exposições sobre um tema
- Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante
- Redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados
- Utilizar os mecanismos de revisão, de avaliação e de correção para aperfeiçoar o texto escrito antes da apresentação da versão final
- Respeitar princípios do trabalho intelectual como referenciação bibliográfica de acordo com normas específicas
GRAMÁTICA:
- Sistematizar o conhecimento dos diferentes constituintes da frase (grupo verbal, grupo nominal, grupo adjetival, grupo preposicional, grupo adverbial) e das funções sintáticas internas à frase
- Explicitar o conhecimento gramatical relacionado com a articulação entre constituintes e entre frases
- Reconhecer os valores semânticos de palavras considerando o respetivo étimo
- Analisar processos de coesão e de progressão do texto como a anáfora
- Utilizar intencionalmente os processos de coesão textual (gramatical e lexical)
- Utilizar intencionalmente modalidades de reprodução do discurso (incluindo discurso indireto livre)
- Conhecer a referência deítica (deíticos e respetivos referentes)
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 11º Ano Português)