Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 11º Ano Inglês

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ÁREAS TEMÁTICAS/ SITUACIONAIS:

  • O Mundo à Nossa Volta: Ameaças ao ambiente; Questões demográficas; Questões de bioética; Intervenção cívica e solidária.
  • O Jovem e o Consumo: Hábitos de consumo; Publicidade e marketing; Defesa do consumidor; Ética da produção e comercialização de bens.
  • O Mundo do Trabalho: O mundo do trabalho em mudança; O jovem perante as mudanças.
  • Um Mundo de Muitas Culturas: A diversidade de culturas de expressão inglesa; A sociedade multicultural, movimentos e organizações de ação social e voluntariado

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA:

  • Compreensão oral - Compreender vários tipos de discurso e seguir linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas;
  • interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação explícita e implícita em diversos tipos de texto; identificar marcas do texto oral que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação; interagir progressivamente na diversidade da língua inglesa em contexto de uso internacional, envolvendo falantes de culturas distintas
  • Compreensão escrita - Ler, compreender e identificar diversos tipos de texto; descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto, marcas do texto oral e escrito que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação; interpretar informação explícita e implícita em diversos tipos de texto, pontos de vista e intenções do(a) autor(a).
  • Interação oral - Interagir com eficácia, participando em discussões, defendendo pontos de vista; interagir, pedindo clarificação, reformulação e/ou repetição; usar formas alternativas de expressão e compreensão, recorrendo à reformulação do enunciado para o tornar mais compreensível.
  • Interação escrita - Compreender mensagens, cartas pessoais e formulários e elaborar respostas adequadas; responder a um questionário, email, chat e carta, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, dentro das áreas temáticas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.
  • Produção oral - Exprimir-se de forma clara sobre as áreas temáticas apresentadas; produzir enunciados para descrever, narrar e expor informações e pontos de vista.
  • Produção escrita - Planificar e produzir, de forma articulada, enunciados para descrever, narrar e expor informações e pontos de vista; elaborar textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário.

COMPETÊNCIA INTERCULTURAL:

  • Reconhecer realidades interculturais distintas - Demonstrar capacidades de comunicação intercultural e abertura perante novas experiências e ideias, face a outras sociedades e culturas; manifestar interesse em conhecer as mesmas e sobre elas realizar aprendizagens; relacionar a sua cultura de origem com outras culturas, relativizando o seu ponto de vista e sistema de valores culturais; demonstrar capacidade de questionar atitudes estereotipadas perante outros povos, sociedades e culturas; desenvolver atitudes e valores cívicos e éticos favoráveis à compreensão e convivência multicultural;alargar conhecimentos acerca dos universos socioculturais dos países de expressão inglesa.

COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA:

  • Comunicar eficazmente em contexto - Utilizar a língua inglesa no registo apropriado à situação, recorrendo a vocabulário e expressões idiomáticas, bem como estruturas frásicas diversas, revelando à-vontade na comunicação em situações reais.
  • Colaborar em pares e em grupos - Participar em atividades de par e grupo, revelando inteligência emocional em situações conhecidas e novas; interagir com o outro, pedindo clarificação e/ou repetição, aceitando feedback construtivo para atingir o objetivo proposto.
  • Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto Comunicar online a uma escala local, nacional e internacional; demonstrar autonomia na pesquisa, compreensão e partilha dos resultados obtidos, utilizando fontes e suportes tecnológicos; contribuir para projetos de grupo interdisciplinares.
  • Pensar criticamente Relacionar informação abstrata e concreta, sintetizandoa de modo lógico e coerente; revelar atitude crítica perante a informação e o seu próprio desempenho, de acordo com a avaliação realizada.
  • Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver criatividade em contexto Relacionar o que ouve, lê e produz com o seu conhecimento e vivência pessoal, recorrendo ao pensamento crítico e criativo; elaborar trabalhos criativos sobre vários assuntos relacionados com as áreas temáticas apresentadas e interesses pessoais
  • Avaliar os seus progressos como ouvinte/leitor, integrando a avaliação realizada de modo a melhorar o seu desempenho; demonstrar uma atitude proativa perante o processo de aprendizagem, mobilizando e desenvolvendo estratégias autónomas e colaborativas, adaptando-as de modo flexível às exigências das tarefas e aos objetivos de aprendizagem; reformular o seu desempenho oral e escrito de acordo com a avaliação obtida; realizar atividades de auto e heteroavaliação, tais como portefólios, diários e grelhas de progressão de aprendizagem.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 11º Ano Inglês