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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 11º Ano Economia

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

Os agentes económicos e o circuito económico:

  • Distinguir fluxo real de fluxo monetário
  • Representar graficamente os diferentes fluxos que se estabelecem entre os agentes económicos
  • Justificar a necessidade de equilíbrio entre recursos e empregos numa economia.

A Contabilidade Nacional:

  • Referir objetivos da Contabilidade Nacional
  • Distinguir os conceitos necessários à Contabilidade Nacional (unidade institucional
  • setores institucionais: Famílias, Sociedades financeiras, Sociedades não financeiras, Administrações públicas, Instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias/ISFLSF e Resto do mundo
  • território económico
  • unidade institucional residente e unidade institucional não residente
  • ramos de atividade)
  • Explicar as dificuldades do cálculo do valor da produção na ótica do Produto, explicitando em que consiste o problema da múltipla contagem e as formas de o ultrapassar (método dos produtos finais e método dos valores acrescentados)
  • Deduzir o valor do Produto a partir do Valor Acrescentado Bruto /VAB (soma do valor da produção por ramos de atividade deduzida do valor dos consumos intermédios necessários para a obter)
  • Distinguir Produto Líquido de Produto Bruto (consumo de capital fixo/amortização), Produto Interno de Produto Nacional (saldo dos rendimentos primários com o Resto do mundo) e Produto a preços constantes de Produto a preços correntes e calcular o seu valor
  • Explicitar em que consiste o PIB na ótica da produção e calcular o seu valor (VAB a preços de base dos ramos de atividade acrescido dos impostos indiretos ligados ao produto líquido de subsídios)
  • Explicitar em que consiste o PIB na ótica da Despesa, distinguindo cada uma das suas componentes (consumo privado, consumo público, investimento: FBCF+VE, exportações e importações)
  • Distinguir Procura Interna de Procura Global e Despesa Interna de Despesa Nacional e calcular os seus valores
  • Explicitar em que consiste o PIB na ótica do Rendimento, distinguindo cada uma das suas componentes (remuneração dos empregados, impostos sobre a produção e a importação líquidos de subsídios, excedente de exploração bruto/rendimento misto) e calcular o seu valor
  • Explicitar o conceito de Rendimento Nacional Bruto, partindo do PIB a preços de mercado
  • Constatar a igualdade básica da Contabilidade Nacional: Produto = Despesa = Rendimento
  • Analisar limitações (economia não observada: autoconsumo, setor informal e economia subterrânea
  • externalidades: positivas e negativas) e insuficiências (nomeadamente, não traduzir o bemestar da sociedade e as desigualdades na distribuição dos rendimentos) da Contabilidade Nacional.

As relações económicas com o Resto do Mundo:

  • Justificar a existência de uma diversidade de relações internacionais
  • Referir as componentes da Balança de Pagamentos (balanças corrente, de capital e financeira)
  • Caracterizar as componentes da Balança corrente: bens, serviços, rendimento primário e rendimento secundário
  • Justificar a necessidade da realização de operações de câmbio e da utilização de taxas de câmbio, recorrendo à taxa de câmbio do euro para a sua conversão em diferentes moedas
  • Relacionar a evolução da taxa de câmbio com o valor da moeda, explicitando as consequências dessas alterações no saldo do comércio internacional de bens (desvalorização / valorização da moeda)
  • Calcular e interpretar o saldo da Balança corrente e das respetivas componentes
  • Calcular e interpretar indicadores do comércio internacional de bens (estrutura setorial e geográfica das importações e das exportações, grau de abertura ao exterior e taxa de cobertura)
  • Calcular e interpretar o saldo da Balança de capital
  • Referir as componentes da Balança financeira
  • Caracterizar as políticas comerciais de livrecambismo e de protecionismo
  • Caracterizar os principais instrumentos utilizados para impedir o comércio livre (contingentação, subsídios à exportação, dumping e barreiras alfandegárias: tarifárias e não tarifárias)
  • Explicitar objetivos da Organização Mundial do Comércio (OMC), enquadrandoa no projeto de liberalização do comércio mundial.

A intervenção do Estado na economia:

  • Caracterizar a estrutura do setor público em Portugal (Setor Público Administrativo e Setor Público Empresarial)
  • Justificar a intervenção do Estado na atividade económica (promover a eficiência, a estabilidade e a equidade)
  • Explicitar os instrumentos de intervenção do Estado na esfera económica e social (planeamento e políticas económicas e sociais)
  • Apresentar o conceito de Orçamento do Estado
  • Distinguir receitas públicas de despesas públicas (correntes e de capital) e apresentar exemplos de receitas e de despesas públicas
  • Calcular e classificar os saldos orçamentais (corrente, de capital, global e primário) e explicitar a evolução desses saldos, em Portugal, em percentagem do PIB
  • Explicar a importância do Orçamento do Estado como instrumento de intervenção económica e social
  • Dar exemplos de políticas económicas do Estado (políticas fiscal, orçamental, monetária e de preços), identificando os seus objetivos e instrumentos
  • Dar exemplos de políticas sociais do Estado (combate ao desemprego e de redistribuição dos rendimentos), identificando algumas das suas medidas.

A economia portuguesa no contexto da União Europeia:

  • Distinguir as diversas formas de integração económica (sistema de preferências aduaneiras, zona de comércio livre, união aduaneira, mercado comum/mercado único, união económica e união monetária), apresentando as principais vantagens da integração
  • Enquadrar historicamente o surgimento da União Europeia, identificando as principais etapas do seu processo de construção (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, Comunidade Europeia de Energia Atómica, Comunidade Económica Europeia, Ato Único Europeu, Mercado Único Europeu, União Europeia, União Económica e Monetária)
  • Referir as instituições da UE e as suas principais funções
  • Distinguir as componentes do orçamento da UE (receitas e despesas)
  • Relacionar as políticas comunitárias com correção dos desequilíbrios macroeconómicos, melhoria da capacidade de ajustamento e necessidade de convergência real entre os países da EU
  • Explicitar problemas/desafios que, na atualidade, se colocam à área do euro, destacando o papel do Banco Central Europeu, no âmbito da política monetária
  • Problematizar desafios que, na atualidade, se colocam à UE, entre outros, o relançamento do projeto europeu, os problemas económicos, a globalização e as alterações climáticas.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 11º Ano Economia