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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 11º Ano Biologia e Geologia

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS (AET):

  • Pesquisar e sistematizar informações, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos
  • Explorar acontecimentos, atuais ou históricos, que documentem a natureza do conhecimento científico
  • Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes
  • Realizar atividades em ambientes exteriores à sala de aula articuladas com outras atividades práticas
  • Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
  • Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia e de Geologia
  •  

Crescimento, renovação e diferenciação celular:

  • Caracterizar e distinguir os diferentes tipos de ácidos nucleicos em termos de composição, estrutura e função
  • Explicar processos de replicação, transcrição e tradução e realizar trabalhos práticos que envolvam leitura do código genético
  • Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células
  • Interpretar situações relacionadas com mutações génicas, com base em conhecimentos de expressão genética
  • Explicar o ciclo celular e a sequência de acontecimentos que caracterizam mitose e citocinese em células animais e vegetais e interpretar gráficos da variação do teor de ADN durante o ciclo celular
  • Realizar procedimentos laboratoriais para observar imagens de mitose em tecidos vegetais

Evolução Biológica:

  • Distinguir modelos (autogénico e endossimbiótico) que explicam a génese de células eucarióticas
  • Interpretar situações concretas à luz do Lamarckismo, do Darwinismo e da perspetiva neodarwinista
  • Explicar situações que envolvam processos de evolução divergente/ convergente
  • Explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica

Sistemática dos seres vivos:

  • Distinguir sistemas de classificação fenéticos de filogenéticos, identificando vantagens e limitações.
  • Caracterizar o sistema de classificação de Whittaker modificado, reconhecendo que existem sistemas mais recentes, nomeadamente o que prevê a delimitação de domínios (Eukaria, Archaebacteria, Eubacteria)
  • Explicar vantagens e limitações inerentes a sistemas de classificação e aplicar regras de nomenclatura biológica.

Sedimentação e rochas sedimentares:

  • Explicar características litológicas e texturais de rochas sedimentares com base nas suas condições de génese
  • Caracterizar rochas detríticas, quimiogénicas e biogénicas (balastro/conglomerado/brecha, areia/arenito, silte/siltito, argila/argilito, gesso, sal-gema, calcários, carvões), com base em tamanho, forma/origem de sedimentos, composição mineralógica/química
  • Explicar a importância de fósseis (de idade/de fácies) em datação relativa e reconstituição de paleoambientes
  • Aplicar princípios: horizontalidade, sobreposição, continuidade lateral, identidade paleontológica, interseção e inclusão
  • Identificar laboratorialmente rochas sedimentares em amostras de mão e/ou no campo em formações geológicas
  • Realizar procedimentos laboratoriais para identificar propriedades de minerais (clivagem, cor, dureza, risca) e sua utilidade prática

Magmatismo e rochas magmáticas:

  • Explicar texturas e composições mineralógicas de rochas magmáticas com base nas suas condições de génese
  • Classificar rochas magmáticas com base na composição química (teor de sílica), composição mineralógica (félsicos e máficos) e ambientes de consolidação
  • Caracterizar basalto, gabro, andesito, diorito, riolito e granito (cor, textura, composição mineralógica e química)
  • Relacionar a diferenciação magmática e cristalização fracionada com a textura e composição de rochas magmáticas
  • Distinguir isomorfismo de polimorfismo, dando exemplos de minerais (estrutura interna e propriedades físicas)
  • Identificar laboratorialmente rochas magmáticas em amostras de mão e/ou no campo em formações geológicas
  •  

Deformação de rochas:

  • Explicar deformações com base na mobilidade da litosfera e no comportamento dos materiais
  • Relacionar a génese de dobras e falhas com o comportamento (dúctil/ frágil) de rochas sujeitas a tensões
  • Interpretar situações de falha (normal/ inversa/ desligamento) salientando elementos de falha e tipo de tensões associadas
  • Interpretar situações de dobra (sinforma/ antiforma) e respetivas macroestruturas (sinclinal/anticlinal)
  • Planificar e realizar procedimentos laboratoriais para simular deformações, identificando analogias e escalas
  •  

Metamorfismo e rochas metamórficas:

  • Explicar texturas e composições mineralógicas de rochas metamórficas com base nas suas condições de génese
  • Relacionar fatores de metamorfismo com os tipos (regional e de contacto) e características texturais (presença ou ausência de foliação) e mineralógicas de rochas metamórficas
  • Caracterizar ardósia, micaxisto, gnaisse, mármore, quartzito e corneana (textura, composição mineralógica e química)
  • Identificar laboratorialmente rochas metamórficas em amostras de mão e/ou no campo em formações geológicas

Exploração sustentada de recursos geológicos:

  • Distinguir recurso, reserva e jazigo, tendo em conta aspetos de natureza geológica e económica
  • Interpretar dados relativos a processos de exploração de recursos geológicos (minerais, rochas, combustíveis fósseis, energia nuclear e energia geotérmica), potencialidades, sustentabilidade e seus impactes nos subsistemas da Terra

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 11º Ano Biologia e Geologia