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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações Secundário

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 10º Ano Economia

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

A atividade económica e a ciência económica:

  • Explicitar a especificidade do objeto de estudo da Economia
  • Explicar em que consiste o problema económico relacionando com os conceitos de escolha e de custo de oportunidade
  • Identificar os agentes económicos (Famílias, Empresas, Estado e Resto do Mundo) e explicar as suas funções
  • Explicar as principais atividades económicas e a sua complementaridade (produção, distribuição e redistribuição dos rendimentos e utilização dos rendimentos).

Necessidades e consumo:

  • Relacionar necessidades e consumo (necessidades: individuais e coletivas, primárias, secundárias e terciárias
  • consumo: final e intermédio, público e privado, individual e coletivo)
  • Explicar de que forma o rendimento influencia a estrutura do consumo, verificando a evolução dos coeficientes orçamentais (lei de Engel)
  • Explicitar de que modo outros fatores influenciam as escolhas dos consumidores (preço, inovação tecnológica, moda, publicidade, dimensão e composição dos agregados familiares)
  • Problematizar o papel do consumidor na atual sociedade de consumo (sociedade de consumo, consumismo e consumerismo).

A produção de bens e de serviços

  • Caraterizar e classificar os bens económicos (materiais e serviços, de produção e de consumo, duradouros e não duradouros, substituíveis e complementares)
  • Explicitar em que consiste a produção e o processo produtivo, relacionandoa com os setores de atividade económica
  • Caraterizar os fatores produtivos (recursos naturais, trabalho e capital) e reconhecer a importância da sua combinação para a atividade de produção
  • Calcular e interpretar indicadores associados ao fator trabalho (população ativa e inativa, taxas de atividade e taxas de desemprego)
  • Explicitar caraterísticas do desenvolvimento tecnológico, identificando os seus benefícios e custos (automação, informatização e robotização
  • desemprego: tecnológico, repetitivo e de longa duração)
  • Distinguir a combinação dos fatores produtivos a curto prazo da de longo prazo
  • Avaliar a combinação dos fatores produtivos a curto prazo, explicitando em que consiste a lei dos rendimentos marginais decrescentes, tal implica: Definir e calcular a produtividade dos fatores produtivos (total, média e marginal)
  • Calcular os valores da produção total e da produtividade marginal, em função das variações do fator trabalho
  • Avaliar a combinação dos fatores produtivos a longo prazo, tal implica: Definir e calcular custos de produção (fixos, variáveis, médios e totais)
  • Definir economias de escala, deseconomias de escala e rendimentos à escala, identificando fatores que as influenciam
  • Identificar medidas que poderão melhorar a combinação dos fatores produtivos (organização do processo produtivo, progresso técnico, formação dos recursos humanos e Investigação e Desenvolvimento).

Preços e mercados

  • Explicitar o conceito económico de mercado
  • Caraterizar as componentes do mercado – procura e oferta
  • Relacionar procura e preço – lei da procura – e fazer a sua representação gráfica
  • Relacionar os deslocamentos da curva da procura com as alterações das suas determinantes (rendimento, preferência dos consumidores e preço dos outros bens)
  • Relacionar oferta e preço lei da oferta – e fazer a sua representação gráfica
  • Relacionar os deslocamentos da curva da oferta com as alterações das suas determinantes (custo dos fatores de produção, tecnologia e preço dos outros bens)
  • Distinguir deslocamentos ao longo da curva, da procura e da oferta, de deslocamentos da curva, da procura e da oferta
  • Explicar o significado das situações de equilíbrio (preço e quantidade de equilíbrio) e de desequilíbrio (excesso de procura e excesso de oferta), a partir da representação gráfica
  • Caraterizar o mercado de concorrência perfeita
  • Caraterizar diferentes estruturas do mercado de concorrência imperfeita (monopólio, oligopólio e concorrência monopolística).

Moeda e inflação

  • Justificar o aparecimento da moeda e descrever a sua evolução, caraterizando os diversos tipos de moeda (moedamercadoria, moeda metálica, moeda papel, papel moeda e moeda escritural)
  • Explicar as funções da moeda (meio de pagamento, medida de valor e reserva de valor)
  • Relacionar as novas formas de pagamento com a evolução tecnológica
  • Explicitar fatores que influenciam a formação dos preços (custos de produção e mecanismo de mercado)
  • Distinguir os conceitos de inflação, deflação e desinflação
  • Calcular a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (taxa de variação mensal, homóloga e média anual)
  • Distinguir Índice de Preços no Consumidor (IPC) de Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC)
  • Explicar consequências da inflação (no valor da moeda e no poder de compra).

Rendimentos e distribuição dos rendimentos

  • Distinguir distribuição pessoal de distribuição funcional dos rendimentos
  • Caraterizar os rendimentos primários (salários, lucros, juros e rendas)
  • Distinguir salário nominal de salário real
  • Explicitar, recorrendo a diferentes indicadores (limiar de pobreza e risco de pobreza antes e após transferências sociais, rácio S80/S20 e S90/S10, índice de Gini, curva de Lorenz, rendimento nacional per capita), desigualdades da distribuição pessoal dos rendimentos, referindo causas explicativas dessas desigualdades
  • Explicar em que consiste a redistribuição dos rendimentos, evidenciando o papel do Estado nesse processo
  • Referir as componentes do Rendimento Disponível dos Particulares (RDP) e calcular o valor do RDP (remunerações do trabalho, rendimentos de empresa e propriedade, transferências correntes: internas e externas, impostos diretos e contribuições sociais).

Utilização dos rendimentos

  • Caraterizar as formas de utilização dos rendimentos (consumo e poupança), integrando a variável tempo nessas decisões
  • Caraterizar as aplicações da poupança – entesouramento, depósitos e investimento
  • Caraterizar a formação de capital (formação bruta de capital fixo e variação de existências), explicando a sua importância numa economia
  • Explicar as funções do investimento na atividade económica (substituição, inovação e aumento da capacidade produtiva)
  • Distinguir os diversos tipos de investimento (material, imaterial e financeiro), justificando a importância do investimento em Investigação e Desenvolvimento na atividade económica
  • Interpretar a evolução dos fluxos de Investimento Direto (ID) do Exterior em Portugal (IDE) e de Portugal no Exterior (IPE)
  • Distinguir financiamento interno (autofinanciamento) de financiamento externo, caraterizando as diferentes formas deste tipo de financiamento (financiamento externo: direto e indireto)
  • Relacionar o crédito bancário com o financiamento externo indireto e o mercado de títulos com o financiamento externo direto.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 10º Ano Economia