No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
A atividade económica e a ciência económica:
- Explicitar a especificidade do objeto de estudo da Economia
- Explicar em que consiste o problema económico relacionando com os conceitos de escolha e de custo de oportunidade
- Identificar os agentes económicos (Famílias, Empresas, Estado e Resto do Mundo) e explicar as suas funções
- Explicar as principais atividades económicas e a sua complementaridade (produção, distribuição e redistribuição dos rendimentos e utilização dos rendimentos).
Necessidades e consumo:
- Relacionar necessidades e consumo (necessidades: individuais e coletivas, primárias, secundárias e terciárias
- consumo: final e intermédio, público e privado, individual e coletivo)
- Explicar de que forma o rendimento influencia a estrutura do consumo, verificando a evolução dos coeficientes orçamentais (lei de Engel)
- Explicitar de que modo outros fatores influenciam as escolhas dos consumidores (preço, inovação tecnológica, moda, publicidade, dimensão e composição dos agregados familiares)
- Problematizar o papel do consumidor na atual sociedade de consumo (sociedade de consumo, consumismo e consumerismo).
A produção de bens e de serviços
- Caraterizar e classificar os bens económicos (materiais e serviços, de produção e de consumo, duradouros e não duradouros, substituíveis e complementares)
- Explicitar em que consiste a produção e o processo produtivo, relacionandoa com os setores de atividade económica
- Caraterizar os fatores produtivos (recursos naturais, trabalho e capital) e reconhecer a importância da sua combinação para a atividade de produção
- Calcular e interpretar indicadores associados ao fator trabalho (população ativa e inativa, taxas de atividade e taxas de desemprego)
- Explicitar caraterísticas do desenvolvimento tecnológico, identificando os seus benefícios e custos (automação, informatização e robotização
- desemprego: tecnológico, repetitivo e de longa duração)
- Distinguir a combinação dos fatores produtivos a curto prazo da de longo prazo
- Avaliar a combinação dos fatores produtivos a curto prazo, explicitando em que consiste a lei dos rendimentos marginais decrescentes, tal implica: Definir e calcular a produtividade dos fatores produtivos (total, média e marginal)
- Calcular os valores da produção total e da produtividade marginal, em função das variações do fator trabalho
- Avaliar a combinação dos fatores produtivos a longo prazo, tal implica: Definir e calcular custos de produção (fixos, variáveis, médios e totais)
- Definir economias de escala, deseconomias de escala e rendimentos à escala, identificando fatores que as influenciam
- Identificar medidas que poderão melhorar a combinação dos fatores produtivos (organização do processo produtivo, progresso técnico, formação dos recursos humanos e Investigação e Desenvolvimento).
Preços e mercados
- Explicitar o conceito económico de mercado
- Caraterizar as componentes do mercado – procura e oferta
- Relacionar procura e preço – lei da procura – e fazer a sua representação gráfica
- Relacionar os deslocamentos da curva da procura com as alterações das suas determinantes (rendimento, preferência dos consumidores e preço dos outros bens)
- Relacionar oferta e preço lei da oferta – e fazer a sua representação gráfica
- Relacionar os deslocamentos da curva da oferta com as alterações das suas determinantes (custo dos fatores de produção, tecnologia e preço dos outros bens)
- Distinguir deslocamentos ao longo da curva, da procura e da oferta, de deslocamentos da curva, da procura e da oferta
- Explicar o significado das situações de equilíbrio (preço e quantidade de equilíbrio) e de desequilíbrio (excesso de procura e excesso de oferta), a partir da representação gráfica
- Caraterizar o mercado de concorrência perfeita
- Caraterizar diferentes estruturas do mercado de concorrência imperfeita (monopólio, oligopólio e concorrência monopolística).
Moeda e inflação
- Justificar o aparecimento da moeda e descrever a sua evolução, caraterizando os diversos tipos de moeda (moedamercadoria, moeda metálica, moeda papel, papel moeda e moeda escritural)
- Explicar as funções da moeda (meio de pagamento, medida de valor e reserva de valor)
- Relacionar as novas formas de pagamento com a evolução tecnológica
- Explicitar fatores que influenciam a formação dos preços (custos de produção e mecanismo de mercado)
- Distinguir os conceitos de inflação, deflação e desinflação
- Calcular a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (taxa de variação mensal, homóloga e média anual)
- Distinguir Índice de Preços no Consumidor (IPC) de Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC)
- Explicar consequências da inflação (no valor da moeda e no poder de compra).
Rendimentos e distribuição dos rendimentos
- Distinguir distribuição pessoal de distribuição funcional dos rendimentos
- Caraterizar os rendimentos primários (salários, lucros, juros e rendas)
- Distinguir salário nominal de salário real
- Explicitar, recorrendo a diferentes indicadores (limiar de pobreza e risco de pobreza antes e após transferências sociais, rácio S80/S20 e S90/S10, índice de Gini, curva de Lorenz, rendimento nacional per capita), desigualdades da distribuição pessoal dos rendimentos, referindo causas explicativas dessas desigualdades
- Explicar em que consiste a redistribuição dos rendimentos, evidenciando o papel do Estado nesse processo
- Referir as componentes do Rendimento Disponível dos Particulares (RDP) e calcular o valor do RDP (remunerações do trabalho, rendimentos de empresa e propriedade, transferências correntes: internas e externas, impostos diretos e contribuições sociais).
Utilização dos rendimentos
- Caraterizar as formas de utilização dos rendimentos (consumo e poupança), integrando a variável tempo nessas decisões
- Caraterizar as aplicações da poupança – entesouramento, depósitos e investimento
- Caraterizar a formação de capital (formação bruta de capital fixo e variação de existências), explicando a sua importância numa economia
- Explicar as funções do investimento na atividade económica (substituição, inovação e aumento da capacidade produtiva)
- Distinguir os diversos tipos de investimento (material, imaterial e financeiro), justificando a importância do investimento em Investigação e Desenvolvimento na atividade económica
- Interpretar a evolução dos fluxos de Investimento Direto (ID) do Exterior em Portugal (IDE) e de Portugal no Exterior (IPE)
- Distinguir financiamento interno (autofinanciamento) de financiamento externo, caraterizando as diferentes formas deste tipo de financiamento (financiamento externo: direto e indireto)
- Relacionar o crédito bancário com o financiamento externo indireto e o mercado de títulos com o financiamento externo direto.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 10º Ano Economia)