Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 9º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Analisar a organização de um texto oral tendo em conta o género (diálogo argumentativo, exposição e debate) e o objetivo comunicativo.
  • Avaliar argumentos quanto à validade, à força argumentativa e à adequação aos objetivos comunicativos.

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

  • Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias, opiniões e apreciações críticas.
  • Intervir em debates com sistematização de informação e contributos pertinentes.
  • Argumentar para defender e/ou refutar posições, conclusões ou propostas, em situações de debate de diversos pontos de vista.
  • Estabelecer contacto visual e ampliar o efeito do discurso através de elementos verbais e não verbais.
  • Avaliar discursos orais com base em critérios definidos em grupo.

LEITURA:

  • Ler em suportes variados textos dos géneros: textos de divulgação científica, recensão crítica e comentário.
  • Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
  • Explicitar o sentido global de um texto. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
  • Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes e subpartes).
  • Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Expressar, de forma fundamentada, pontos de vista e apreciações críticas motivadas pelos textos lidos.
  • Utilizar métodos do trabalho científico no registo e tratamento da informação

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, um auto de Gil Vicente, narrativa (uma) e poemas (nove poemas de oito autores).
  • Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
  • Identificar e reconhecer o valor dos seguintes recursos expressivos: perífrase, eufemismo, ironia.
  • Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos. Expressar, através de processos e suportes diversificados, o apreço por livros e autores em função de leituras realizadas.
  • Debater, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista suscitados pelos textos lidos.
  • Desenvolver um projeto de leitura que implique reflexão sobre o percurso individual enquanto leitor (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

ESCRITA:

  • Elaborar textos de natureza argumentativa de géneros como: comentário, crítica, artigo de opinião.
  • Elaborar resumos (para finalidades diversificadas).
  • Planificar, com recurso a diversas ferramentas, incluindo as tecnologias de informação e a Web, incorporando seleção de informação e estruturação do texto de acordo com o género e a finalidade.
  • Utilizar diversas estratégias e ferramentas informáticas na produção, revisão, aperfeiçoamento e edição de texto.
  • Redigir textos coesos e coerentes, com progressão temática e com investimento retórico para gerar originalidade e obter efeitos estéticos e pragmáticos.
  • Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
  • Reformular o texto de forma adequada, mobilizando os conhecimentos de revisão de texto.
  • Respeitar princípios do trabalho intelectual como explicitação da bibliografia consultada de acordo com normas específicas

GRAMÁTICA:

  • Identificar processos fonológicos de inserção (prótese, epêntese e paragoge), supressão (aférese, síncope e apócope) e alteração de segmentos (redução vocálica, assimilação, dissimilação, metátese). Identificar arcaísmos e neologismos.
  • Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza diacrónica.
  • Utilizar apropriadamente os tempos verbais na construção de frases complexas e de textos.
  • Analisar frases simples e complexas para: identificação de constituintes; identificação de funções sintáticas; divisão e classificação de orações.
  • Reconhecer os contextos obrigatórios de próclise e de mesóclise.
  • Distinguir frases com valor aspetual imperfetivo e com valor aspetual perfetivo.
  • Explicar relações semânticas entre palavras.
  • Usar de modo intencional diferentes valores modais atendendo à situação comunicativa (epistémicos, deônticos e apreciativos).
  • Utilizar, com confiança, formas linguísticas adequadas à expressão de discordância com respeito pelo princípio da cooperação.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 9º Ano Português