No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ORALIDADE - COMPREENSÃO:
- Analisar a organização de um texto oral tendo em conta o género (diálogo argumentativo, exposição e debate) e o objetivo comunicativo.
- Avaliar argumentos quanto à validade, à força argumentativa e à adequação aos objetivos comunicativos.
ORALIDADE - EXPRESSÃO:
- Fazer exposições orais para apresentação de temas, ideias, opiniões e apreciações críticas.
- Intervir em debates com sistematização de informação e contributos pertinentes.
- Argumentar para defender e/ou refutar posições, conclusões ou propostas, em situações de debate de diversos pontos de vista.
- Estabelecer contacto visual e ampliar o efeito do discurso através de elementos verbais e não verbais.
- Avaliar discursos orais com base em critérios definidos em grupo.
LEITURA:
- Ler em suportes variados textos dos géneros: textos de divulgação científica, recensão crítica e comentário.
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
- Explicitar o sentido global de um texto. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões.
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes e subpartes).
- Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Expressar, de forma fundamentada, pontos de vista e apreciações críticas motivadas pelos textos lidos.
- Utilizar métodos do trabalho científico no registo e tratamento da informação
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões, um auto de Gil Vicente, narrativa (uma) e poemas (nove poemas de oito autores).
- Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo.
- Identificar e reconhecer o valor dos seguintes recursos expressivos: perífrase, eufemismo, ironia.
- Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos. Expressar, através de processos e suportes diversificados, o apreço por livros e autores em função de leituras realizadas.
- Debater, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista suscitados pelos textos lidos.
- Desenvolver um projeto de leitura que implique reflexão sobre o percurso individual enquanto leitor (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
ESCRITA:
- Elaborar textos de natureza argumentativa de géneros como: comentário, crítica, artigo de opinião.
- Elaborar resumos (para finalidades diversificadas).
- Planificar, com recurso a diversas ferramentas, incluindo as tecnologias de informação e a Web, incorporando seleção de informação e estruturação do texto de acordo com o género e a finalidade.
- Utilizar diversas estratégias e ferramentas informáticas na produção, revisão, aperfeiçoamento e edição de texto.
- Redigir textos coesos e coerentes, com progressão temática e com investimento retórico para gerar originalidade e obter efeitos estéticos e pragmáticos.
- Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.
- Reformular o texto de forma adequada, mobilizando os conhecimentos de revisão de texto.
- Respeitar princípios do trabalho intelectual como explicitação da bibliografia consultada de acordo com normas específicas
GRAMÁTICA:
- Identificar processos fonológicos de inserção (prótese, epêntese e paragoge), supressão (aférese, síncope e apócope) e alteração de segmentos (redução vocálica, assimilação, dissimilação, metátese). Identificar arcaísmos e neologismos.
- Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza diacrónica.
- Utilizar apropriadamente os tempos verbais na construção de frases complexas e de textos.
- Analisar frases simples e complexas para: identificação de constituintes; identificação de funções sintáticas; divisão e classificação de orações.
- Reconhecer os contextos obrigatórios de próclise e de mesóclise.
- Distinguir frases com valor aspetual imperfetivo e com valor aspetual perfetivo.
- Explicar relações semânticas entre palavras.
- Usar de modo intencional diferentes valores modais atendendo à situação comunicativa (epistémicos, deônticos e apreciativos).
- Utilizar, com confiança, formas linguísticas adequadas à expressão de discordância com respeito pelo princípio da cooperação.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 9º Ano Português)