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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 9º Ano História

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

 

A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX:

  • Hegemonia e declínio da influência europeia Relacionar o ultimato inglês com o processo de expansão colonial europeu
  • Interpretar o primeiro conflito mundial à luz da rivalidade económica e do exacerbar dos nacionalismos
  • Analisar as alterações políticas, sociais, económicas e geoestratégicas decorrentes da rutura que constituiu a I Guerra Mundial
  • Identificar/aplicar os conceitos: Imperialismo
  • Nacionalismo
  • Colonialismo
  • Racismo
  • Ultimato
  • Paz precária
  • Fordismo
  • Taylorismo
  • Estandardização
  • Monopólio
  • Inflação. A revolução soviética Compreender que o modelo ideológico socialista, saído da revolução de outubro de 1917, resultou de antagonismos sociais e políticos
  • Distinguir processos históricos daí resultantes
  • Identificar/aplicar os conceitos: Soviete
  • Nacionalização
  • Ditadura do proletariado.Portugal: da I República à ditadura militar Conhecer os aspetos fundamentais da doutrina republicana
  • Compreender a conjuntura económica, social e política que esteve na origem da implantação da I República
  • Identificar as principais medidas governativas da I República
  • Demonstrar que a participação de Portugal na I Guerra Mundial se relacionou com a questão colonial e com a necessidade de reconhecimento do regime republicano
  • Avaliar as consequências políticas, económicas e financeiras da participação de Portugal na I Guerra Mundial
  • Compreender que a instabilidade política e as dificuldades económicas e sociais concorreram para intervenção militar em 28 de maio de 1926
  • Identificar/aplicar os conceitos: Republicanismo
  • Ditadura
  • Partido político. Sociedade e cultura num mundo em mudança Relacionar a I Guerra Mundial com a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura
  • Identificar/aplicar os conceitos: Feminismo
  • Cultura de massas
  • Mass Media
  • Ciências Sociais
  • Futurismo
  • Abstracionismo
  • Modernismo.

DA GRANDE DEPRESSÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

  • As dificuldades económicas dos anos 30 Entre a ditadura e a democracia Relacionar a ascensão ao poder de partidos totalitários com as dificuldades económicas e sociais e com o receio da expansão do socialismo, realçando o papel da propaganda
  • Descrever as principais características dos regimes totalitários
  • Explicar o processo de implementação do Estado Novo em Portugal, destacando o papel de Salazar
  • Comparar o Estado Novo com os principais regimes ditatoriais, estabelecendo semelhanças e diferenças
  • Identificar consequências da aplicação do modelo económico estalinista
  • Identificar formas democráticas de resposta à crise
  • Problematizar a guerra civil espanhola, inserindo-a no contexto ideológico da época
  • Identificar/aplicar os conceitos: Fascismo
  • Corporativismo
  • Nazismo
  • Totalitarismo
  • Antissemitismo
  • Estado Novo
  • Economia planificada
  • Coletivização
  • Culto da personalidade
  • Frente Popular
  • New Deal. A II Guerra Mundial Relacionar a II Guerra Mundial com o expansionismo das ditaduras, caracterizando sumariamente as principais etapas do conflito
  • Indicar as principais alterações ocorridas no mapa político mundial do após II Guerra
  • Analisar o papel da ONU
  • Identificar/aplicar os conceitos: Genocídio
  • Resistência
  • Holocausto.

DO SEGUNDO PÓS- GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO

  • Da II Guerra à queda do muro de Berlim Relacionar a afirmação dos EUA, enquanto potência hegemónica, com o auxílio económico prestado à Europa no após II Guerra e com o receio do avanço da influência comunista
  • Compreender a Guerra Fria como resultado das tendências hegemónicas dos EUA e da URSS, dando origem à formação de blocos militares e a confrontos
  • Destacar a luta de emancipação dos povos colonizados, nomeadamente o pioneirismo dos povos asiáticos, e o caso indiano, enquanto paradigma da não-violência
  • Explicar o desenvolvimento económico e tecnológico dos EUA e a sua hegemonia no mundo capitalista
  • Analisar as transformações sociais e culturais verificadas na sociedade ocidental
  • Integrar a formação da CEE no período do após II Guerra
  • Identificar/aplicar os conceitos: Guerra Fria
  • Movimentos de libertação
  • Descolonização
  • Neocolonialismo
  • Terceiro Mundo, Multinacional
  • Sociedade de consumo
  • Sociedade de abundância
  • Segregação racial
  • Democracia Popular
  • Maoísmo. Portugal: do autoritarismo à democracia Relacionar a manutenção do regime autoritário em Portugal com a Guerra Fria
  • Distinguir períodos de estagnação e de desenvolvimento económico da II Guerra até 1974 (atraso do mundo rural e movimento migratório, medidas de fomento industrial e abertura a capitais estrangeiros)
  • Explicar a oposição interna ao regime
  • Analisar a guerra colonial do ponto de vista dos custos humanos e económicos, quer para Portugal quer para os territórios coloniais, relacionando-a com a recusa em descolonizar
  • Contextualizar a mudança de regime que ocorreu em 25 Abril de 1974 com a crescente oposição popular à guerra colonial e à falta de liberdade individual e coletiva
  • Realçar a importância do 25 de Novembro para a estabilização do processo democrático
  • Analisar o processo de descolonização
  • Compreender a complexidade do processo de democratização, do PREC à progressiva instalação e consolidação das estruturas democráticas
  • Compreender a importância da entrada de Portugal na CEE para a consolidação do processo de democratização e para a modernização do país
  • Identificar/aplicar os conceitos: Processo revolucionário
  • Poder autárquico
  • Descentralização. As transformações do mundo contemporâneo Compreender as alterações ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da URSS
  • Analisar a dependência económica dos países em vias de desenvolvimento
  • Indicar as principais potências emergentes, (ex.: o caso chinês)
  • Caracterizar as relações de cooperação com os espaços lusófonos
  • Analisar as dimensões da globalização (ex.: tecnologias de informação, comunicação e transportes, migrações)
  • Identificar/aplicar os conceitos: Qualidade de vida
  • Multiculturalismo/Interculturalismo, Cidadania.

 

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 9º Ano História