No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
A EUROPA E O MUNDO NO LIMIAR DO SÉCULO XX:
- Hegemonia e declínio da influência europeia Relacionar o ultimato inglês com o processo de expansão colonial europeu
- Interpretar o primeiro conflito mundial à luz da rivalidade económica e do exacerbar dos nacionalismos
- Analisar as alterações políticas, sociais, económicas e geoestratégicas decorrentes da rutura que constituiu a I Guerra Mundial
- Identificar/aplicar os conceitos: Imperialismo
- Nacionalismo
- Colonialismo
- Racismo
- Ultimato
- Paz precária
- Fordismo
- Taylorismo
- Estandardização
- Monopólio
- Inflação. A revolução soviética Compreender que o modelo ideológico socialista, saído da revolução de outubro de 1917, resultou de antagonismos sociais e políticos
- Distinguir processos históricos daí resultantes
- Identificar/aplicar os conceitos: Soviete
- Nacionalização
- Ditadura do proletariado.Portugal: da I República à ditadura militar Conhecer os aspetos fundamentais da doutrina republicana
- Compreender a conjuntura económica, social e política que esteve na origem da implantação da I República
- Identificar as principais medidas governativas da I República
- Demonstrar que a participação de Portugal na I Guerra Mundial se relacionou com a questão colonial e com a necessidade de reconhecimento do regime republicano
- Avaliar as consequências políticas, económicas e financeiras da participação de Portugal na I Guerra Mundial
- Compreender que a instabilidade política e as dificuldades económicas e sociais concorreram para intervenção militar em 28 de maio de 1926
- Identificar/aplicar os conceitos: Republicanismo
- Ditadura
- Partido político. Sociedade e cultura num mundo em mudança Relacionar a I Guerra Mundial com a aceleração das transformações operadas nos comportamentos, na cultura, nas ciências, nas artes e na literatura
- Identificar/aplicar os conceitos: Feminismo
- Cultura de massas
- Mass Media
- Ciências Sociais
- Futurismo
- Abstracionismo
- Modernismo.
DA GRANDE DEPRESSÃO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
- As dificuldades económicas dos anos 30 Entre a ditadura e a democracia Relacionar a ascensão ao poder de partidos totalitários com as dificuldades económicas e sociais e com o receio da expansão do socialismo, realçando o papel da propaganda
- Descrever as principais características dos regimes totalitários
- Explicar o processo de implementação do Estado Novo em Portugal, destacando o papel de Salazar
- Comparar o Estado Novo com os principais regimes ditatoriais, estabelecendo semelhanças e diferenças
- Identificar consequências da aplicação do modelo económico estalinista
- Identificar formas democráticas de resposta à crise
- Problematizar a guerra civil espanhola, inserindo-a no contexto ideológico da época
- Identificar/aplicar os conceitos: Fascismo
- Corporativismo
- Nazismo
- Totalitarismo
- Antissemitismo
- Estado Novo
- Economia planificada
- Coletivização
- Culto da personalidade
- Frente Popular
- New Deal. A II Guerra Mundial Relacionar a II Guerra Mundial com o expansionismo das ditaduras, caracterizando sumariamente as principais etapas do conflito
- Indicar as principais alterações ocorridas no mapa político mundial do após II Guerra
- Analisar o papel da ONU
- Identificar/aplicar os conceitos: Genocídio
- Resistência
- Holocausto.
DO SEGUNDO PÓS- GUERRA AOS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO
- Da II Guerra à queda do muro de Berlim Relacionar a afirmação dos EUA, enquanto potência hegemónica, com o auxílio económico prestado à Europa no após II Guerra e com o receio do avanço da influência comunista
- Compreender a Guerra Fria como resultado das tendências hegemónicas dos EUA e da URSS, dando origem à formação de blocos militares e a confrontos
- Destacar a luta de emancipação dos povos colonizados, nomeadamente o pioneirismo dos povos asiáticos, e o caso indiano, enquanto paradigma da não-violência
- Explicar o desenvolvimento económico e tecnológico dos EUA e a sua hegemonia no mundo capitalista
- Analisar as transformações sociais e culturais verificadas na sociedade ocidental
- Integrar a formação da CEE no período do após II Guerra
- Identificar/aplicar os conceitos: Guerra Fria
- Movimentos de libertação
- Descolonização
- Neocolonialismo
- Terceiro Mundo, Multinacional
- Sociedade de consumo
- Sociedade de abundância
- Segregação racial
- Democracia Popular
- Maoísmo. Portugal: do autoritarismo à democracia Relacionar a manutenção do regime autoritário em Portugal com a Guerra Fria
- Distinguir períodos de estagnação e de desenvolvimento económico da II Guerra até 1974 (atraso do mundo rural e movimento migratório, medidas de fomento industrial e abertura a capitais estrangeiros)
- Explicar a oposição interna ao regime
- Analisar a guerra colonial do ponto de vista dos custos humanos e económicos, quer para Portugal quer para os territórios coloniais, relacionando-a com a recusa em descolonizar
- Contextualizar a mudança de regime que ocorreu em 25 Abril de 1974 com a crescente oposição popular à guerra colonial e à falta de liberdade individual e coletiva
- Realçar a importância do 25 de Novembro para a estabilização do processo democrático
- Analisar o processo de descolonização
- Compreender a complexidade do processo de democratização, do PREC à progressiva instalação e consolidação das estruturas democráticas
- Compreender a importância da entrada de Portugal na CEE para a consolidação do processo de democratização e para a modernização do país
- Identificar/aplicar os conceitos: Processo revolucionário
- Poder autárquico
- Descentralização. As transformações do mundo contemporâneo Compreender as alterações ocorridas no mundo após a queda do muro de Berlim e o desmoronamento da URSS
- Analisar a dependência económica dos países em vias de desenvolvimento
- Indicar as principais potências emergentes, (ex.: o caso chinês)
- Caracterizar as relações de cooperação com os espaços lusófonos
- Analisar as dimensões da globalização (ex.: tecnologias de informação, comunicação e transportes, migrações)
- Identificar/aplicar os conceitos: Qualidade de vida
- Multiculturalismo/Interculturalismo, Cidadania.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 9º Ano História)