Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 8º Ano Geografia

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

POPULAÇÃO E POVOAMENTO:

  • Localizar e compreender os lugares e as regiões Interpretar mapas temáticos simples (com uma variável), relativos a fenómenos demográficos e culturais, usando o título e a legenda
  • Representar, em mapas a diferentes escalas, variáveis relativas a fenómenos demográficos, usando o título e a legenda
  • Ѻ Comparar o comportamento de Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas
  • Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas
  • Descrever situações de equilíbrio ou rutura entre Comunicar e participar Apresentar exemplos de soluções para a gestão pacífica e sustentável dos conflitos entre recursos naturais e a população
  • Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para minimizar os impactes ambientais, socioeconómicos e culturais da distribuição e evolução da população e do povoamento, a diferentes escalas
  • Enunciar medidas para fomentar a cooperação diferentes indicadores demográficos, no tempo e no espaço, enunciando fatores que explicam os comportamentos observados
  • Ѻ Identificar padrões na distribuição da população e do povoamento, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição
  • Identificar padrões na distribuição dos fluxos migratórios, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição
  • Localizar cidades, em a população e os recursos naturais, em diferentes contextos geográficos e económicos, explicando a ação de fatores naturais e humanos
  • Ѻ Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas
  • Ѻ Identificar problemas das áreas urbanas que afetam a qualidade de vida e o bem-estar das populações, aplicando questionários
  • Ѻ Ѻ Ѻ entre povos e culturas, que coexistem no mesmo território
  • Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas, rurais e migrantes
  • Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural
  • mapas de diferentes escalas
  • Enunciar fatores responsáveis pelos padrões da organização das áreas funcionais da cidade, interpretando plantas funcionais
  • Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica para localizar, descrever e compreender os fenómenos sociodemográficos
  •  

ATIVIDADES ECONÓMICAS:

  • Localizar e compreender os lugares e as regiões Identificar as principais atividades económicas da comunidade local, recorrendo ao trabalho de campo
  • Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (extração mineira, agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, comércio, serviços e turismo)
  • Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Descrever exemplos de impactes da ação humana no território, apoiados em fontes fidedignas
  • Reconhecer a necessidade da cooperação internacional na gestão de recursos naturais, exemplificando com casos concretos, a diferentes escalas
  • Comunicar e participar Representar o levantamento funcional das atividades económicas da comunidade local, utilizando diferentes técnicas de expressão gráfica e cartografia
  • Apresentar exemplos para uma distribuição mais equitativa entre a produção e o consumo, a diferentes escalas
  • Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para a promoção da maior sustentabilidade das atividades económicas, a diferentes escalas (local, regional, etc
  • )
  • responsáveis pela sua distribuição
  • Comparar os diferentes tipos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens
  • Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição
  • Determinar a acessibilidade de lugares, simulando redes topológicas simples
  • Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica para localizar, descrever e compreender as atividades económicas
  • Selecionar o modo de transporte mais adequado em função do fim a que se destina e das distâncias (absolutas e relativas)
  • Relatar exemplos do impacte da era digital na sociedade
  •  

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 8º Ano Geografia