No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
POPULAÇÃO E POVOAMENTO:
- Localizar e compreender os lugares e as regiões Interpretar mapas temáticos simples (com uma variável), relativos a fenómenos demográficos e culturais, usando o título e a legenda
- Representar, em mapas a diferentes escalas, variáveis relativas a fenómenos demográficos, usando o título e a legenda
- Ѻ Comparar o comportamento de Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas
- Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas
- Descrever situações de equilíbrio ou rutura entre Comunicar e participar Apresentar exemplos de soluções para a gestão pacífica e sustentável dos conflitos entre recursos naturais e a população
- Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para minimizar os impactes ambientais, socioeconómicos e culturais da distribuição e evolução da população e do povoamento, a diferentes escalas
- Enunciar medidas para fomentar a cooperação diferentes indicadores demográficos, no tempo e no espaço, enunciando fatores que explicam os comportamentos observados
- Ѻ Identificar padrões na distribuição da população e do povoamento, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição
- Identificar padrões na distribuição dos fluxos migratórios, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição
- Localizar cidades, em a população e os recursos naturais, em diferentes contextos geográficos e económicos, explicando a ação de fatores naturais e humanos
- Ѻ Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas
- Ѻ Identificar problemas das áreas urbanas que afetam a qualidade de vida e o bem-estar das populações, aplicando questionários
- Ѻ Ѻ Ѻ entre povos e culturas, que coexistem no mesmo território
- Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas, rurais e migrantes
- Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural
- mapas de diferentes escalas
- Enunciar fatores responsáveis pelos padrões da organização das áreas funcionais da cidade, interpretando plantas funcionais
- Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica para localizar, descrever e compreender os fenómenos sociodemográficos
ATIVIDADES ECONÓMICAS:
- Localizar e compreender os lugares e as regiões Identificar as principais atividades económicas da comunidade local, recorrendo ao trabalho de campo
- Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (extração mineira, agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, comércio, serviços e turismo)
- Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Descrever exemplos de impactes da ação humana no território, apoiados em fontes fidedignas
- Reconhecer a necessidade da cooperação internacional na gestão de recursos naturais, exemplificando com casos concretos, a diferentes escalas
- Comunicar e participar Representar o levantamento funcional das atividades económicas da comunidade local, utilizando diferentes técnicas de expressão gráfica e cartografia
- Apresentar exemplos para uma distribuição mais equitativa entre a produção e o consumo, a diferentes escalas
- Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para a promoção da maior sustentabilidade das atividades económicas, a diferentes escalas (local, regional, etc
- )
- responsáveis pela sua distribuição
- Comparar os diferentes tipos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens
- Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição
- Determinar a acessibilidade de lugares, simulando redes topológicas simples
- Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica para localizar, descrever e compreender as atividades económicas
- Selecionar o modo de transporte mais adequado em função do fim a que se destina e das distâncias (absolutas e relativas)
- Relatar exemplos do impacte da era digital na sociedade
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 8º Ano Geografia)