No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ORALIDADE - COMPREENSÃO:
- Compreender textos orais identificando assunto, tema e intenção comunicativa (expor, informar, narrar, descrever, expressar sentimentos, persuadir), com base em inferências.
- Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
- Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave.
ORALIDADE - EXPRESSÃO:
- Planificar textos orais tendo em conta os destinatários e os objetivos de comunicação.
- Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões e fazer a exposição oral de um tema.
- Respeitar as convenções que regulam a interação discursiva, em situações com diferentes graus de formalidade.
- Usar mecanismos de controlo da produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores.
- Avaliar o seu próprio discurso a partir de critérios previamente acordados com o professor.
LEITURA:
- Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: biografia, textos de géneros jornalísticos de opinião (artigo de opinião, crítica), textos publicitários.
- Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
- Explicitar o sentido global de um texto.
- Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos, opiniões.
- Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
- Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
- Identificar, nas mensagens publicitárias, a intenção persuasiva, os valores e modelos projetados.
- Expressar, com fundamentação, pontos de vista e apreciações críticas suscitadas pelos textos lidos.
- Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA:
- Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas (no mínimo, nove poemas de oito autores diferentes, duas narrativas de autores de língua portuguesa e um texto dramático).
- Interpretar os textos em função do género literário.
- Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha maior e menor).
- Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
- Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.).
- Explicar recursos expressivos utilizados na construção do sentido (enumeração, pleonasmo e hipérbole).
- Exprimir ideias pessoais sobre textos lidos e ouvidos com recurso a suportes variados.
- Desenvolver um projeto de leitura que integre objetivos pessoais do leitor e comparação de diferentes textos (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).
ESCRITA:
- Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: resumo, exposição, opinião, comentário, biografia e resposta a questões de leitura.
- Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos.
- Ordenar e hierarquizar a informação, tendo em vista a continuidade de sentido, a progressão temática e a coerência global do texto.
- Redigir textos com processos lexicais e gramaticais de correferência e de conexão interfrásica mais complexos com adequada introdução de novas informações, evitando repetições e contradições.
- Escrever com propriedade vocabular e com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
- Avaliar a correção do texto escrito individualmente e com discussão de diversos pontos de vista.
- Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto à identificação das fontes
GRAMÁTICA:
- Identificar a classe de palavras: determinante relativo, pronome relativo, advérbio relativo; conjunção e locução conjuncional coordenativa disjuntiva, conclusiva e explicativa e subordinativa final, condicional e completiva; locução prepositiva.
- Conjugar verbos regulares e irregulares em todos os tempos e modos.
- Utilizar corretamente o pronome pessoal átono (verbos antecedidos de determinados pronomes e advérbios).
- Empregar corretamente o modo conjuntivo em contextos de uso obrigatório em frases complexas. Identificar a função sintática de modificador (de nome e de grupo verbal).
- Classificar orações subordinadas: adverbiais finais, condicionais; substantivas completivas (selecionadas por verbo) e adjetivas relativas (restritiva e explicativa).
- Distinguir os processos de derivação e de composição na formação regular de palavras.
- Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica. Explicar sinais de pontuação em função da construção da frase.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano Português)