Skip to main content
x

EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

Design and renovation

Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

Design and renovation

Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
Design and renovation

Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

Design and renovation

Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

Design and renovation

Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 7º Ano Português

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

ORALIDADE - COMPREENSÃO:

  • Compreender textos orais identificando assunto, tema e intenção comunicativa (expor, informar, narrar, descrever, expressar sentimentos, persuadir), com base em inferências.
  • Destacar o essencial de um texto audiovisual, tendo em conta o objetivo da audição/visionamento.
  • Sintetizar a informação recebida pela tomada de notas das ideias-chave.

ORALIDADE - EXPRESSÃO:

  • Planificar textos orais tendo em conta os destinatários e os objetivos de comunicação.
  • Usar a palavra com fluência, correção e naturalidade em situações de intervenção formal, para expressar pontos de vista e opiniões e fazer a exposição oral de um tema.
  • Respeitar as convenções que regulam a interação discursiva, em situações com diferentes graus de formalidade.
  • Usar mecanismos de controlo da produção discursiva a partir do feedback dos interlocutores.
  • Avaliar o seu próprio discurso a partir de critérios previamente acordados com o professor.

LEITURA:

  • Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: biografia, textos de géneros jornalísticos de opinião (artigo de opinião, crítica), textos publicitários.
  • Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma, não contínua e de pesquisa.
  • Explicitar o sentido global de um texto.
  • Fazer inferências devidamente justificadas. Identificar tema(s), ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos, opiniões.
  • Reconhecer a forma como o texto está estruturado (partes e subpartes).
  • Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.
  • Identificar, nas mensagens publicitárias, a intenção persuasiva, os valores e modelos projetados.
  • Expressar, com fundamentação, pontos de vista e apreciações críticas suscitadas pelos textos lidos.
  • Utilizar procedimentos de registo e tratamento da informação.

EDUCAÇÃO LITERÁRIA:

  • Ler integralmente obras literárias narrativas, líricas e dramáticas (no mínimo, nove poemas de oito autores diferentes, duas narrativas de autores de língua portuguesa e um texto dramático).
  • Interpretar os textos em função do género literário.
  • Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica (redondilha maior e menor).
  • Reconhecer, na organização do texto dramático, ato, cena, fala e indicações cénicas.
  • Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra e compará-lo com outras manifestações artísticas (música, pintura, escultura, cinema, etc.).
  • Explicar recursos expressivos utilizados na construção do sentido (enumeração, pleonasmo e hipérbole).
  • Exprimir ideias pessoais sobre textos lidos e ouvidos com recurso a suportes variados.
  • Desenvolver um projeto de leitura que integre objetivos pessoais do leitor e comparação de diferentes textos (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

ESCRITA:

  • Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade (informativa ou argumentativa) no âmbito de géneros como: resumo, exposição, opinião, comentário, biografia e resposta a questões de leitura.
  • Planificar a escrita de textos com finalidades informativas, assegurando distribuição de informação por parágrafos.
  • Ordenar e hierarquizar a informação, tendo em vista a continuidade de sentido, a progressão temática e a coerência global do texto.
  • Redigir textos com processos lexicais e gramaticais de correferência e de conexão interfrásica mais complexos com adequada introdução de novas informações, evitando repetições e contradições.
  • Escrever com propriedade vocabular e com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.
  • Avaliar a correção do texto escrito individualmente e com discussão de diversos pontos de vista.
  • Respeitar os princípios do trabalho intelectual, quanto à identificação das fontes 

GRAMÁTICA:

  • Identificar a classe de palavras: determinante relativo, pronome relativo, advérbio relativo; conjunção e locução conjuncional coordenativa disjuntiva, conclusiva e explicativa e subordinativa final, condicional e completiva; locução prepositiva.
  • Conjugar verbos regulares e irregulares em todos os tempos e modos.
  • Utilizar corretamente o pronome pessoal átono (verbos antecedidos de determinados pronomes e advérbios).
  • Empregar corretamente o modo conjuntivo em contextos de uso obrigatório em frases complexas. Identificar a função sintática de modificador (de nome e de grupo verbal).
  • Classificar orações subordinadas: adverbiais finais, condicionais; substantivas completivas (selecionadas por verbo) e adjetivas relativas (restritiva e explicativa).
  • Distinguir os processos de derivação e de composição na formação regular de palavras.
  • Reconhecer traços da variação da língua portuguesa de natureza geográfica. Explicar sinais de pontuação em função da construção da frase.

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano Português