No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:
ÁREAS TEMÁTICAS/ SITUACIONAIS:
- Atividades escolares e de lazer; situações quotidianas; serviços; planos para o futuro; hábitos e rotinas; tipos de habitação; eventos escolares e festividades.
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA:
- Compreensão oral - Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor; identificar o conteúdo principal do que se ouve e vê, os intervenientes e a sequência do discurso assim como informações específicas.
- Compreensão escrita - Compreender textos narrativos sobre temas abordados no domínio intercultural; identificar informação essencial em textos adaptados de jornais e revistas; ler pequenos textos adaptados de leitura extensiva.
- Interação oral - Entender e trocar ideias em situações quotidianas previsíveis; iniciar, manter ou terminar uma conversa breve.
- Interação escrita - Interagir de forma simples, completando formulários, mensagens e textos curtos.
- Produção oral - Falar sobre os temas explorados: atividades escolares e de lazer, situações quotidianas, serviços, planos para o futuro, hábitos e rotinas; comparar tipos de habitação, eventos escolares e festividades; descrever imagens, locais, atividades e acontecimentos.
- Produção escrita - Escrever sobre pessoas, objetos e rotinas; escrever diálogos com encadeamento lógico; descrever planos para o futuro.
COMPETÊNCIA INTERCULTURAL:
- Reconhecer realidades interculturais distintas - Conhecer, com algum pormenor, o seu meio e identidade; estabelecer comparações entre as suas vivências e as dos outros; falar sobre atividades de lazer do seu meio cultural por oposição a outras culturas, incluindo a anglo-saxónica; reconhecer, compreender e explicar exemplos concretos de atitudes de tolerância e respeito intercultural.
- Sugestão de tópicos a serem trabalhados - Reconhecer a diferença entre Grã-Bretanha e Reino Unido e identificar a constituição do Reino Unido; identificar alguns estados e cidades importantes nos Estados Unidos da América e alguns países da União Europeia; comparar agregados familiares, tipos de habitação e festividades em diferentes países.
COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA:
- Comunicar eficazmente em contexto - Reconhecer diferentes estratégias de comunicação nas fases de planificação, realização e avaliação das atividades comunicativas e escolher a mais apropriada; preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral com confiança e criatividade, à turma e/ou a outros elementos da comunidade educativa; responder com segurança e certeza a perguntas colocadas; participar em atividades de pares e grupos, revelando capacidade para se colocar na posição do outro; pedir e dar informações; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, minimizando possíveis diferenças e discordâncias.
- Trabalhar e colaborar em pares e pequenos grupos - Participar em atividades de pares e grupos para atingir um objetivo a curto prazo, revelando capacidade para se colocar na posição do outro; planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, partilhando tarefas e responsabilidades.
- Utilizar a literacia tecnológica para comunicar e aceder ao saber em contexto - Comunicar com outros a uma escala local, nacional e internacional; pedir e dar informações por email; contribuir para projetos e tarefas de grupo interdisciplinares que se apliquem ao contexto e experiências reais e quotidianas do aluno; participar num WebQuest e aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.
- Pensar criticamente - Desenvolver a empatia com o outro de forma a adquirir atitudes mais tolerantes, reconhecendo e respeitando opiniões divergentes de modo a realizar novas aprendizagens; ouvir atentamente, compreender o outro e refletir criticamente sobre o que foi dito, dando razões para justificar as suas conclusões, associando aprendizagens novas a anteriores.
- Relacionar conhecimentos de forma a desenvolver a criatividade em contexto - Pesquisar novas ideias e reinterpretar ideias existentes de modo a criar produtos adequados à sua realidade cultural e quotidiana; participar em atividades diferenciadas e de natureza diversa; desenvolver a literacia em língua inglesa, lendo diferentes tipos de textos e adaptações de leitura extensiva; desenvolver e participar em projetos e atividades interdisciplinares.
- Desenvolver o aprender a aprender em contexto de sala de aula e aprender a regular o processo de aprendizagem - Discutir e selecionar objetivos de aprendizagem comuns e individuais e desenvolver uma atitude ativa e confiante relativamente à aprendizagem; monitorizar/avaliar progressos e dificuldades na língua inglesa, registando as suas aquisições e dificuldades linguísticas; selecionar, com o apoio do professor, estratégias de aprendizagem eficazes para superar estas dificuldades e consolidar as aprendizagens; utilizar dicionários bilingues e monolingues (online e em suporte de papel); utilizar conhecimentos prévios da língua e a sua experiência pessoal para fazer previsões de sentido e comunicar de forma simples; participar numa reflexão e discussão no final da aula para identificar atividades associadas aos objetivos de aprendizagem e ao cumprimento dos mesmos; reconhecer diferentes estratégias de aprendizagem; realizar atividades simples de auto e heteroavaliação: portefólios, diários de aprendizagem e grelhas de progressão.
(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano Inglês)