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EXAMES NACIONAIS

CURSOS INTENSIVOS EXAMES NACIONAIS

 

14º CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA EXAMES NACIONAIS 2022

20 HORAS INTENSIVAS

PRESENCIAL E ONLINE

Matemática A | Português | Fisíca e Química A | Geometria Descritiva | MACS | Biologia Geologia | Economia

 

Explicações e Apoio Escolar 2º e 3º Ciclo

Design and renovation
 
 

 

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Explicações Presenciais

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços presencialmente em cumprimento com normas da DGS.

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Explicações Online

Para todos os níveis de escolaridade disponibilizamos os nossos serviços online através do nosso sistema eLearning+Videoconferência.

 
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Explicações Individuais

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com professor dedicado.

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Explicações Coletivas

Duração 1h (1h30 - 12º / Ensino Superior) por sessão com até 4 alunos da mesma disciplina e do mesmo ciclo.

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Apoio Escolar

Opção coletiva, em que o foco é a concretização dos trabalhos de casa e preparação dos testes. (2x,3x,4x ou 4x por semana)

Explicações 7º Ano Geografia

No seu percurso escolar, durante este ano, os alunos terão como objectivo adquirir as competências nos seguintes temas:

A TERRA - ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES:

  • Localizar e compreender os lugares e as regiões Elaborar esboços da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais
  • Situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas, ilustrando com diversos tipos de imagens
  • Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Reconhecer diferentes formas de representação do mundo de acordo com a posição geográfica dos continentes e com os espaços de vivência dos povos, utilizando diversas projeções cartográficas (em suporte papel ou digital)
  • Inferir a relatividade da representação do território, desenhando mapas mentais, a diversas escalas
  • Ѻ Comunicar e participar Selecionar as formas de representação da superfície terrestre, tendo em conta a heterogeneidade de situações e acontecimentos observáveis a partir de diferentes territórios
  • ventos
  • Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica
  • Distinguir mapas de grande escala de mapas de pequena escala, quanto à dimensão e ao pormenor da área representada
  • Calcular a distância real entre dois lugares, em itinerários definidos, utilizando a escala de um mapa
  • Aplicar as Tecnologias de Informação Reconhecer as características que conferem identidade a um lugar (o bairro, a região e o país onde vive), comparando diferentes formas de representação desses lugares
  • Inferir sobre a distorção do território cartografado em mapas com diferentes sistemas de projeção
  • Discutir os aspetos mais significativos da inserção de Portugal na União Europeia
  • Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares
  •  

MEIO NATURAL:

  • Localizar e compreender os lugares e as regiões Distinguir clima e estado do tempo, utilizando a observação direta e diferentes recursos digitais (sítio do IPMA, por exemplo)
  • Reconhecer a zonalidade dos climas e biomas, utilizando representações cartográficas (em suporte papel ou digital)
  • Identificar as grandes cadeias montanhosas e os principais rios do Problematizar e debater as inter-relações entre fenómenos e espaços geográficos Descrever impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos, a partir de exemplos concretos e apoiados em fontes fidedignas
  • Identificar exemplos de impactes da ação humana no território, apoiados em fontes fidedignas
  • Reconhecer a necessidade da cooperação internacional na gestão de recursos naturais, exemplificando Comunicar e participar Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma gestão sustentável do território, aplicando questionários de monitorização dos riscos no meio local, como por exemplo, os dos cursos de água e das áreas do litoral
  • Relatar situações concretas de complementaridade e interdependência entre regiões, países ou lugares na gestão de recursos hídricos
  • Mundo, utilizando mapas de diferentes escalas (em suporte papel ou digital)
  • Relacionar a localização de formas de relevo com a rede hidrográfica, utilizando perfis topográficos
  • Demonstrar a ação erosiva dos cursos de água e do mar, utilizando esquemas e imagens
  • Identificar fatores responsáveis por situações de conflito na gestão dos recursos naturais (bacias hidrográficas, litoral), utilizando terminologia específica, à escala local e nacional
  • com casos concretos, a diferentes escalas

(Documento de referência - APRENDIZAGENS ESSENCIAIS - 7º Ano Geografia